O corpo é a parte visível da mente e revela muita coisa sobre a pessoa, inclusive sobre o caráter, comportamento, habilidades e maior medo.

Todas as pessoas têm esses cinco traços de caráter, mas o traço predominante é formado pelo maior trauma: desde o início da gestação  (experiência no mundo intra-uterino) e na infância, até aproximadamente os 5 anos de idade. A partir disso, o corpo será moldado de uma determinada forma específica que espelha o traço mais forte. A pessoa pode oscilar entre todos esses caracteres e pode escolher usar seus recursos/habilidades nos momentos certos e da maneira certa.

- Criativa: tem o corpo mais comprido e fino, articulações aparentes, cabeça grande e geralmente usam óculos. A maior parte da sua energia está na cabeça. Suas habilidades ou recursos são: imaginar, criar e racionalizar. Criam um mundo paralelo na mente. Sua maior dor existencial é a rejeição. Esse traço se formou nas primeiras semanas de gestação, ainda dentro do útero, quando a mãe se preocupava e por isso seu corpo se contraía, enviando menos sangue para o feto (o útero se enrijecia, esfriava e se tornava desconfortável). Essa pessoa gosta de se isolar, não gosta de ser incomodada ou tocada e tende a não incomodar ninguém. Vive com medo de ser rejeitada.

- Oral da falta ou oral do excesso: foi fortalecido no momento da amamentação. O caráter oral da falta, ocorreu quando o bebê chora no momento da fome e entendeu que não mamou o suficiente. O do excesso chorou porque estava com sono (e não conseguia dormir) ou com cólicas, mas recebeu leite ou foi levado para passear, em vez de ser acalmado ou ninado. Os traços dessas pessoas são mais arredondados e fofos. Sua maior dor existencial é o medo de ser abandonada. Seu maior recurso ou habilidade é de ser uma ótima comunicadora. Gostam de carinho, de toque, de falar perto tocando, abraçando, apertando. Gostam de aconchego, de colo. Sentem que o vazio interno precisa ser preenchido com carinho, comida ou mesmo com vícios (que ocupem a boca).

- Performática/articulada – criada nos primeiros três anos de vida. O corpo e/ou o rosto tem formato triangular, maior em cima. Sua maior dor é a manipulação. Tem a arte de inspirar pessoas, de liderar e pode ser ótimo negociadora.

- Sólida - O corpo tem formato mais quadrado, corpo mais pesado, musculatura mais dura, nádegas achatadas. Esse caráter forma-se no período quando a fralda é retirada da criança e ela tem que aprender a usar o penico. Tem medo de fazer as necessidades nas calças. Entende que precisa segurar dentro para não fazer sujeira. Seu maior medo é a humilhação. Seus recursos são a força física e o foco.

- Pró-ativo(a): forma-se entre os 3 a 5 anos de idade, quando a criança começa a descobrir a sexualidade, começa a se tocar e a se descobrir. Percebe que o mundo é formado por pares. Seu corpo é mais sensual, tem curvas,  cintura bem definida, é bonito(a) e tem forte libido. O primeiro amor da menina é o pai e o do menino é a mãe (não necessariamente os pais biológicos). Quando a menina é tratada como a princesinha do papai, mas na hora de dormir, ela fica sozinha, colocada de lado, sente-se traída (não tem a ver com sexo). O menino é apaixonado pela mãe, que vai dormir com o papai e não com ele. A traição é a maior dor existencial de quem tem esse traço de caráter predominante. Sua habilidade é ser realizador(a).

Bibliografia:

"Análise do Caráter" - Wilhelm Reich (de preferência ao livro traduzido por Rodrigo Rego, mais fiel ao original)

"O Corpo em Terapia" - Alexander Lowen

"Bioenergetica"- Alexander Lowen


 

Whatsapp
Atendimento Online
Telefone Ligamos para Você Chat Whatsapp Siga-nos
Fechar
Receba uma Ligação
2ª á 6ª - 08 ás 00 hrs
Sábado - 10 ás 20 hrs
Preencha seu Telefone com DDD
Fechar
Focus Esoterismo utiliza cookies para entregar uma melhor experiência durante a navegação Saiba mais »