• Banner
  • Banner

Baralho Cigano

Em meados do século XV os ciganos começaram a instalar seus acampamentos pelo centro-oeste da Europa, até então eram nômades e tinham a habilidade de ler a sorte nas mãos dos consulentes, por não necessitar de instrumentos especiais e nem providências complicadas, já que tinham que carregar poucos pertences nas mudanças constantes. Mas a partir do contato com os nobres e ricos, franceses e italianos, associaram seu nome às cartas de jogar. À medida que se desenvolveram técnicas de impressão dos baralhos, os jogos de cartas se tornaram mais acessíveis para ler a sorte, por serem pequenas e de simples manuseio.
Antes dessa época não foram encontrados baralhos ciganos antigos ou exemplares históricos. As tiragens feitas atualmente utilizam as 36 cartas do baralho Petit Lenormand, que a cartomante francesa Madame Lenormand mandou copiar de um jogo de lazer alemão (J.K.Hetchel, 1771/99).
Nas últimas décadas do século XX foram criados baralhos intitulados ciganos, diferentes entre si, na Rússia, nos Estados Unidos e no Brasil, que são adaptações do Lenormand inicial, mas como qualquer outra coisa material, podem ser utilizados para as associações e sincronicidades das leituras de possibilidades da escolha de caminhos possíveis.
BÚZIOS: Sua origem é Turca e penetrou na África junto com a invasão dos turcos. No início eram destinados apenas aos homens para consultar o futuro, mas depois foi adotado pelas mulheres.
O búzio é uma concha de praia utilizada como objeto de adorno nas roupas dos orixás (deuses da natureza), formando desenhos em colares chamados de fios de contas. São usados como objeto de comunicação com os Orixás, através de um jogo. Existem muitos métodos de jogo, mas o mais usado é um conjunto de 16 conchinhas sobre uma mesa previamente preparada. O búzio tem uma abertura natural e uma parte ovalada e a maioria dos jogos são feitos com os búzios cortados, de onde é tirada a parte ovalada do mesmo, mostrando uma parte aberta e a outra fechada.
O olhador (adivinho) decora um código, que é como uma linguagem binária de computador, isto é, a combinação de abertos + fechados, para cada lance mostra um significado. A combinação é feita pelo Babalorixá , passando o conhecimento aos seus filhos de santo, sendo a interpretação do cenário particular para cada casa. Também existe o método em que é dado um significado para cada búzio e o maior é atribuído à qualidade de Oxalá (pai dos deuses). O bico do búzio maior vai verificar quais os búzios que caíram em sua direção e são esses que falam de acordo com sua característica. Os que caíram atrás, falam pelo passado.
Além dos búzios também podem ser consultados outros objetos para a consulta dos Orixás: cebolas (alobaça), sementes, atarê (pimenta da costa), ossos, vísceras, etc. Podem ser jogados numa mesa com apenas uma toalha branca, ou num círculo formado por fios de contas com vários objetos representativos dos Orixás, ou numa peneira contendo objetos e fios de contas.

Créditos: (Haaia Egípcia)

Whatsapp
Atendimento Online
Telefone Ligamos para Você Chat Whatsapp Siga-nos
Fechar
Receba uma Ligação
2ª á 6ª - 08 ás 00 hrs
Sábado - 10 ás 20 hrs
Preencha seu Telefone com DDD
Fechar
Focus Esoterismo utiliza cookies para entregar uma melhor experiência durante a navegação Saiba mais »